Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Edital de Indicação Geográfica 2019 - Resultado das propostas
Início do conteúdo da página

Edital de Indicação Geográfica 2019 - Resultado das propostas

  • Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2019, 12h53
  • Última atualização em Quarta, 24 de Abril de 2019, 12h55

A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia – INOVA IFSP divulga o resultado do Edital 174/2019 - Edital de Indicação Geográfica 2019:

Campus

Produto/Serviço

Coordenador

Classificação

Bragança Paulista

Café em Grão de Bragança Paulista

Orlando Leonardo Bereguel

Boituva

Centro Nacional de Paraquedismo de Boituva

Israel Mendes da Silva

 

A Indicação Geográfica (IG) é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem.

Esta é a segunda edição do Edital de Indicação Geográfica. No ano de 2018, foram contempladas 14 projetos, que estão em fase de estudos para elaboração do documento a ser encaminhado para o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), responsável pela concessão das Indicações Geográficas.

O Estado de São Paulo possui poucas IG’s registradas no INPI, abrindo oportunidade para o IFSP apoiar o Arranjo Produtivo Local. A concessão da IG pode contribuir com a comunidade e com o IFSP de diversas maneiras:

   a) O produto que recebe uma IG passa a ter o reconhecimento de suas características distintivas, que permite aumentar a demanda, contribuindo assim para a renda dos produtores locais;

   b) O aumento da demanda contribui para aumento da geração de empregos na região;

   c) O IFSP passa a compreender melhor a história e as características dos produtores locais, podendo desta forma preparar melhor os estudantes para o mundo do trabalho;

  d) Com base nessa compreensão, o IFSP pode identificar oportunidades para projetos cooperados de pesquisa, inovação ou prestação de serviços, cumprindo os objetivos e características previstas na sua lei de criação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página