Página inicial > Últimas Notícias > Campus Suzano sedia II Encontro de Empreendedorismo do IFSP

Campus Suzano sedia II Encontro de Empreendedorismo do IFSP

• Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 19h21
  • Última atualização em Quarta, 19 de Setembro de 2018, 12h24

No dia 12 de setembro foi realizado, no Campus Suzano, o II Encontro de Empreendedorismo do IFSP.

O evento contou com a exposição de 30 importantes representantes da cultura empreendedora, entre Empresários, Investidores, Secretários Municipais e Estaduais, Gestores de Órgãos de Fomento, Gestores Acadêmicos e Pesquisadores – alguns deles com expressiva projeção internacional e destaques na mídia.

Mais de 600 inscritos realizaram seu cadastro para participarem do encontro. Segundo os organizadores, 80% dos visitantes do evento era formado por público interno do Campus – professores e alunos. Além da comunidade interna do Campus Suzano, o II Encontro recebeu público de instituições como IFSP São Paulo, IFSP Sertãozinho, IFSP Avaré, Fatec Itaquaquecetuba, Faculdade Drumond, Universidade Mogi das Cruzes, Escola Estadual Parque Dourado de Suzano, UNISUZ, Senac e Faculdade Cruzeiro do Sul.

No levantamento feito pelos organizadores do evento, 44% dos participantes são alunos do ensino médio, 34% de graduação e 22% de pós-graduação. Sendo a maioria dos cursos de administração (36%), química (14%), logística (7%) e eletrotécnica (7%).

Neste segundo encontro foram abordados temas como: Comportamento Empreendedor, Empreendedorismo Social; Inovação, Startups, Patentes, Marketing e Estratégia, Marketing Digital; Oportunidades de Mercado, Carreira, Projetos, Internet das Coisas, Atendimento ao Cliente, Alavancagem, Finanças, Comunicação, Economia Criativa, Economia Colaborativa, Networking, Blockchain e tendências de mercado.

O evento contou com a participação e orientação dos integrantes da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP (INOVA IFSP). A Agência tem apoiado as ações de empreendedorismo também por meio do Programa Hotel de Projetos, com quatro unidades abertas, nos campus Suzano, Registro, São Paulo e Sertãozinho. Recentemente, a INOVA colocou em consulta pública a minuta de regulamentação para criação da Incubadora do IFSP.

Encontro de Empreendedorismo em Suzano recebe palestra sobre startup de US$ 100 mi

O II Encontro de Empreendedorismo teve como ponto alto da programação a palestra sobre a startup Decora, proferida pelo ex-aluno do IFSP e atual COO da Startup em referência, Rafael Assunção. Neste ano a empresa brasileira foi adquirida pela norte-americana CreativeDrive por cerca de 100 milhões de dólares: um dos maiores negócios envolvendo uma empresa brasileira de tecnologia.

Assunção contou a trajetória do projeto desde a fundação, relatou os fracassos e discorreu sobre a chamada “pivotagem” – que é a mudança de foco em busca de um problema relevante. De acordo com o palestrante, as primeiras experiências empreendedoras realizadas por ele foram quando aluno do instituto, há exatos 30 anos, durante sua atuação no grêmio estudantil.

EXPOSITORES E APOIADORES

Sérgio Gromik e Cristiane Bento – Sebrae Escritório Alto Tietê;

André Loducca – Secretário de Desenvolvimento de Suzano;

Clodoaldo de Moraes – Secretário de Desenvolvimento de Mogi das Cruzes;

Rodrigo Garzi – Coordenador do Polo Digital de Mogi das Cruzes;

Rudamir Fernandes e Tiago Correa -  Associação Comercial e Empresarial de Suzano;

Célio Fabiano - Alto Tietê Valley e Desk Manager;

Karine Frasca - Fundação Telefônica / Vivo;

Gabriel Bastianelli – Ganfour Consultoria e Negócios;

Rafael Asunção - Decora;

Gabriel Galvão e Diego Ortega – Pimentos Consultoria e Produção Criativa;

Jubiratã Nogueira – Connect9 Coworking;

Bruno Bartos – Bartos Soluções em Tecnologia;

Eric de Oliveira Pacheco – Capgemini Brasil

Bruno Haidar - OrienteMe;

Fábio Teles - Desk Manager;

André Novelino – Traff Marketing de Conteúdo;

Andréia Silveira - ID Gestão Estratégica;

Carlos Costa - Essência Habilidades Humanas;

Jorge Ventura - Ikone Brasil;

Maike Robert - APP Ticket;

Bianca Colepicollo – Secretária Adjunta de Turismo de São Paulo;

Camerata Vibratto – orquestra de cordas/metais participante de ação de extensão no Campus Suzano.

Fotos do Evento: