Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFSP-BRA tem projeto aprovado em Chamada da Finep/MCTI

  • Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2022, 18h02

Na última sexta-feira (21/10/2022), a FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, publicou o resultado final da Chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT/CT-verde amarelo 01/2022: Laboratórios abertos de prototipagem e espaços compartilhados. O IFSP teve aprovado nesta chamada o projeto “Laboratório Aberto de Prototipagem IFMaker Bragança Paulista”, sob coordenação do professor Vitor Garcia. 

Com o segundo lugar na classificação no estado (http://www.finep.gov.br/images/chamadas-publicas/2022/21_10_2022_Resultado_Final-Laboratorios_Abertos.pdf), o projeto terá o aporte de R$ 949 mil reais para estruturação do espaço com o objetivo de atender à demanda do APL de Ferramentaria da Cidade de Bragança Paulista. Serão oferecidos serviços correlatos à tecnologia de escaneamento 3D, permitindo a fabricação rápida, flexível e de baixo custo de objetos fixos. 

Atualmente, o laboratório faz parte da Rede IFMaker do IFSP, aberto a toda a comunidade de estudantes da região bragantina que oferece um ambiente de aprendizagem "mão na massa", desenvolvendo nos estudantes a capacidade de resolver problemas a partir de soluções inovadoras e criativas. Segundo o prof. Vitor, “A aprovação no Edital da FINEP possibilitará uma ampliação na atuação do laboratório, incentivando o desenvolvimento tecnológico, aumento da competitividade e interação entre empresas e o IFSP. Em conjunto com o Centro Bragantino de Inovação e do Núcleo Incubador de Bragança Paulista, irá contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação da região”. 

A participação no Edital da FINEP teve suporte da Agência Inova, que por meio de edital interno (153/2022) selecionou dois projetos para serem apoiados para elaboração e submissão das propostas. A conquista reforça o papel do IFSP em levar inovação às comunidades e arranjos produtivos locais nos quais está inserido, auxiliando no desenvolvimento socioeconômico de toda a sociedade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página