Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

INOVA IFSP lança nova edição do Edital de Indicação Geográfica

  • Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 17h09

A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (INOVA IFSP) lança nova edição de edital para apoiar o Arranjo Produtivo Local na elaboração pedido de Indicação Geográfica (IG) junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Será concedido apoio da INOVA IFSP por meio de bolsa ao coordenador do projeto, bem como treinamento e assessoria para elaboração do pedido de IG.

Estão previstos nesta edição a aprovação de propostas de até 4 (quatro) câmpus. Eventualmente, a INOVA poderá contemplar número superior de propostas, em havendo recurso orçamentário para tal.

Cada câmpus poderá enviar uma única proposta a este edital, sendo permitida a apresentação de mais de um projeto de IG por proposta.

No edital anterior, a INOVA apoiou 14 projetos de Indicação Geográfica, aportando um total de R$ 168.000,00 em recursos nos projetos para o pagamento das bolsas.

 

A Indicação Geográfica (IG) é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve à sua origem.

A concessão da IG contribui com a comunidade local e com o IFSP de diversas maneiras:

  1. O produto que recebe uma IG passa a ter o reconhecimento de suas características distintivas, que permite aumentar a demanda, contribuindo assim para a renda dos produtores locais;
  2. O aumento da demanda contribui para aumento da geração de empregos na região;
  3. O IFSP passa a compreender melhor a história e as características dos produtores locais, podendo desta forma preparar melhor os estudantes para o mundo do trabalho;
  4. Com base nesta compreensão, o IFSP pode identificar oportunidades para projetos cooperados de pesquisa, inovação ou prestação de serviços, cumprindo os objetivos e características previstas na sua Lei de Criação.

 

O edital com o regulamento para submissão das propostas pode ser acessado na íntegra pelo link:  https://inova.ifsp.edu.br/index.php/editais/142-edital-174-2019-chamada-publica-para-apoio-na-elaboracao-do-pedido-de-registro-de-indicacao-geografica

Mais informações sobre Indicação Geográfica podem ser obtidas no site do INPI:

http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/indicacao-geografica

Conheça mais sobre as Indicações Geográficas brasileiras:

http://datasebrae.com.br/indicacoesgeograficas/

registrado em:
Fim do conteúdo da página