Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFSP inicia os projetos de Indicação Geográfica com Arranjos Produtivos

  • Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2018, 17h22

A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (INOVA IFSP) lançou em setembro o Edital 663/2018, pelo qual foram selecionados 14 projetos para elaboração do pedido de registro de Indicação Geográfica com participação dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Durante o mês de outubro foram realizadas reuniões de lançamento dos projetos (kick-off) com diversos APLs:

Fruto Cambuci: o fruto Cambuci é característico da serra do mar Paulista, e possui dezenas de pequenos produtores que vendem o fruto in natura, bem como diversas receitas como geléia, biscoitos ou a tradicional cachaça com Cambuci. A reunião de kick-off do projeto de IG foi realizada no Instituto AUÁ no dia 24/10, uma organização sem fins lucrativos que desde 2008 atua auxiliando os produtores, criando a chamada Rota do Cambuci. Participaram cerca de 20 produtores, representantes do Instituto AUÁ, entre eles seu presidente Gabriel Menezes, os servidores do Campus Suzano Vanessa Aparecida Soares, Raquel Manhani, Rodrigo de Oliveira Marcon, além do representante da INOVA IFSP, Adalton Ozaki.

Calçados Infantis de Birigui: a cidade de Birigui é conhecida como a Capital Brasileira do Calçado Infantil, abrigando cerca de 350 produtores. A reunião de kick-off foi realizada também no dia 24/10, no início da “Semana da Indústria”, evento promovido pelo SINBI - Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui e Região, que também comemora 60 anos do reconhecimento do polo calçadista. Para os gestores do projeto há potencial de promover agregação de valor econômico a produtos e serviços por meio do registro da indicação geográfica, podendo ser uma estratégia de ampliação de mercado. Participaram cerca de 100 produtores, representantes do SINBI, entre eles seu Presidente Samir Nakad e a Diretora Executiva Silvia Mestriner; da SEDECTI - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Diretor de Desenvolvimento Industrial, Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Aurélio Barbosa de Souza (representando o Secretário Nelson Giardino); representando o Câmpus Birigui participaram a professora e coordenadora do projeto, Andréia de Alcântara Cerizza, o Diretor Geral Edmar César Gomes da Silva, e a coordenadora do curso técnico em administração Beranice de Lima Torquato, além do representante da INOVA IFSP, Eder Sacconi.

Limão Tahiti do Noroeste Paulista: Itajobi e todo o seu entorno produz 80% da produção de todo o Brasil. Boa parte das frutas in natura seguem para a exportação, principalmente para Europa, e o mercado nacional consome boa parte do suco do limão processado na região. A expectativa do presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Limão - ABPEL, Afonso Castellucci, é que esta ação de reconhecimento gere impactos positivos para a região e produtores. Como representantes do Câmpus Catanduva do IFSP, participaram da reunião Paulo Henrique Palota - coordenador do projeto da Indicação Geográfica do IFSP, Murilo Secchieri de Carvalho - Professor de Gestão e Empreendedorismo do IFSP e colaborador no projeto, Osvaldo Severino - Diretor do IFSP Câmpus Catanduva. Estiveram presentes, ainda, Afonso Castelucci – presidente da ABPEL, e o palestrante Eder Sacconi - INOVA IFSP.

Setor de manutenção aeronáutica de Sorocaba: Sorocaba se consolidou como um grande centro de serviços de manutenção aeronáutica, abrigando mais de 50 empresas do setor. Em 2015 recebeu cerca de 60 mil aeronaves. O kick-off foi realizado no dia 30/10, com organização da ASOS - Associação dos Concessionários de Empresas Aeronáuticas Intervenientes e Usuários do Aeroporto de Sorocaba, contando com a presença de diversas autoridades e representantes de empresas e entidades, entre os quais o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), Robson Coivo, e o presidente da ASOS, Ari Bordieri. O IFSP esteve representado pelo Diretor Geral do Campus Sorocaba, Denilson Mirim, pelos professores Guilherme Bizarro, Marcelo Patricio de Santana e Vitor Mendes Caldana, além do representante da INOVA IFSP, Adalton Ozaki.

Calçados Femininos de Jaú: O Município de Jaú abriga uma concentração de empresas produtoras de calçados femininos com especialização em produtos feitos em couro, além de empresas fornecedoras da cadeia de suprimentos, instituições de ensino, de apoio técnico e financeiro entre outras empresas que caracterizam um Arranjo Produtivo Local (APL). Atualmente o APL é formado por aproximadamente 650 estabelecimentos formais, na qual ao menos 150 são empresas fabricantes de calçados femininos, além de empresas fabricantes de partes e componentes, bancas de prestação de serviços e empresas de artefatos de couro. A capacidade de produção do APL é de aproximadamente 130 mil pares por dia, com possibilidade de aumento em 30%. Embora a história remonte o início do trabalho com calçado na região por volta de 1900, é em 1980 que ganha destaque e se expande para o mundo. Na reunião de início dos trabalhos estiveram presentes membros do conselho do Sindicato da Indústria de Calçados de Jaú, inclusive seu Presidente, o Sr. Caetano Bianco Neto, e representantes da FATEC, SESI e SENAI. Pelo IFSP, estiveram presentes o coordenador do projeto, prof. Marcelo Carrer, e representando a INOVA IFSP, Eder Sacconi.

Uva de Jundiaí: A uva Niagara Rosada é um dos símbolos da cidade de Jundiaí, sendo muito apreciada pelos consumidores, além de possuir grande valor histórico para a região. No dia 30/10 ocorreu a reunião de início do projeto para obtenção da Indicação Geográfica para a Niagara Rosada. A reunião ocorreu no Centro APTA de Frutas, na cidade de Jundiaí, e contou com a presença de representantes da Prefeitura de Jundiaí, na figura da Diretora do Departamento de Agronegócios, Isabel Cristina Fialho Harder, e do presidente da Associação Agrícola de Jundiaí, Renê José Tomasetto. Também estiveram presentes outros representantes da Prefeitura, bem como da Embrapa e Instituto de Agronomia de Campinas, que também compõe os grupos responsáveis por preparar a proposta para registro da Indicação Geográfica da uva. O IFSP foi representado pelo prof. Felipe Ferreira de Lara, coordenador do projeto, e Camilo Bogado, da INOVA IFSP.

Cerveja de Ribeirão Preto:  O Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto hoje conta com 6 cervejarias que trabalham com produtos artesanais. A tradição da cidade na produção de cervejas e o reflexo disso para a economia é de longa data. Para o pessoal do Polo o objetivo é promover a cultura cervejeira em Ribeirão Preto, promovendo ao público de Ribeirão Preto e sua região de influência (comercial e de prestação de serviço) a paixão pela cultura da cerveja, despertando e disseminando o interesse pela apreciação de diferentes sabores e estilos, por sua história, seu processo de produção e sua relação com a diversão e a socialização, para que cada um passe adiante e mais pessoas se interessem pela cerveja artesanal. Para os participantes da reunião de kickoff a obtenção da Indicação Geográfica seria um reconhecimento de todas essas ações. Participaram os representantes do SEBRAE, SUPERA Parque Tecnológico, Polo Cervejeiro, ACIRP e IFSP - Campus Sertãozinho.

Pinhão de Campos do Jordão: o pinhão é símbolo da cidade de Campos do Jordão. Dezenas de famílias realizam, há gerações, a coleta e venda desse produto que é o fruto da araucária. O kick-off foi realizado em 31/10, na Câmara de Vereadores de Campos do Jordão, e contou com a presença das seguintes autoridades: Presidente da Câmara dos Vereadores, Sr. Felipe Cintra; Secretário de Cultura da Prefeitura Municipal, Sr.Benilson Toniolo; Presidente da Associação Comercial da cidade, Sr. Wagner Cardoso; Vereador, Sr. Cláudio Adão; Jornalista e Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Sra. Suzana Reis. Representante da Secretaria de Meio Ambiente, Sr. Marcelo Marinheiro Pimenta. Além dos convidados, marcaram presença 45 associados e a diretoria completa da Associação dos Vendedores de Pinhão de Campos do Jordão, presidida pelo Sr. Carlos Jobson de Sá Filho.  Representando o IFSP, participaram do Câmpus Campos do Jordão o Diretor-Geral Walter de Oliveira, a coordenadora do projeto Ana Lúcia da Cunha, os professores apoiadores João Carlos Correia, Leandro Marcos Tessari e Valéria Luiza Ferreira Fedrizze. O professor Adalton Ozaki representou a INOVA IFSP.

Cosméticos de Diadema: No dia 06 de Novembro, em um café da manhã patrocinado pela CIESP em Diadema, foi lançado o projeto de Indicação Geográfica do Pólo Cosmético de Diadema e Região. O encontro contou com 34 pessoas de 16 empresas/instituições onde, além do lançamento do projeto de IG, houve palestra do SESI e do Sr. João Hansen, da Associação Brasileira de Cosmetologia, falando sobre a Lei da Biodiversidade. O núcleo da cadeia produtiva conta com mais de 300 indústrias de Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), em um ramo da economia que tem tido desempenho superior à média da economia nacional, gerando cerca de 14.100 empregos diretos. Participam do projeto, além do APL local: Prefeitura de Diadema, CIESP Diadema, Fatec Diadema, Instituto Nacional de Pesquisas Tecnológicas (IPT), SEBRAE, Senac, Senai e Unifesp. O IFSP, foi representado por Eder Sacconi, da INOVA, e o prof. Lincon Lopes, coordenador do projeto.

Agricultura Natural de Campinas e Região: o lançamento do projeto foi realizado em 07/11 na reunião anual de planejamento da Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC), que contou com participação de 150 associados. A introdução ao projeto foi realizada pelo Diretor Técnico da ANC, sr. Romeu Mattos Leite, que compõe o grupo de trabalho juntamente com o vice-presidente João Canuto e o presidente da Associação, Leonardo Penafiel Pinho. Conduziram a apresentação a coordenadora do projeto, professora Erika Batista, e o representante da INOVA IFSP, Adalton Ozaki. Também participaram da reunião o professor Márcio André de Miranda e a professora Mariana Alves Saragiotto da Silva, que integram a equipe do projeto pelo IFSP. A iniciativa é parte dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Núcleo de Estudos em Agroecologia, Educação e Sociedade (NEAES) do Campus de Campinas e espera fortalecer a cadeia de comercialização no circuito da agricultura familiar orgânica e agroecológica do Leste Paulista.

Serviços de TIC: A cidade de Araraquara possui uma rica história na prestação de serviços na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e foi uma das primeiras cidades brasileiras a ter BBS (Bulletin Board System) e também a ter provedor de acesso à Internet. Além de contar com a formação de mão de obra qualificada, Araraquara possui mais de setenta empresas de TIC instaladas, que empregam cerca de 1.200 funcionários. Diante deste cenário, no último dia 12 de novembro foi realizada uma reunião de kick-off do projeto, contando com representantes de empresas nacionais e multinacionais, além dos membros diretores do Instituto Tecnológico de Araraquara, associação que representa as empresas do setor de TIC Araraquarense. Ao final, o Arranjo Produtivo Local mostrou estar bastante motivado, engajado e confiante na obtenção do registro de IG junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), ocasião em que todos os presentes colocaram-se à disposição para colaborar com a construção da proposta.

 

Ainda serão realizadas reuniões de kick-off com os APLs do Arroz Moti em Registro, Vinhos de São Roque, e Serviços Sustentáveis da Cuesta de Avaré.

A primeira fase do projeto é exploratória, visando o levantamento preliminar sobre APLs que possuem os requisitos necessários para obtenção de IG. Em caso positivo, será assinado um acordo de cooperação com a entidade representativa de classe, a fim de dar seguimento ao projeto, com a elaboração do pedido para registro de Indicação Geográfica junto ao INPI.

De acordo com o INPI, a indicação geográfica é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem.

A concessão da IG contribui com a comunidade local e com o IFSP de diversas maneiras:

  1. O produto que recebe uma IG passa a ter o reconhecimento de suas características distintivas, que permite aumentar a demanda, contribuindo assim para a renda dos produtores locais;
  2. O aumento da demanda contribui para aumento da geração de empregos na região;
  3. O IFSP passa a compreender melhor a história e as características dos produtores locais, podendo desta forma preparar melhor os estudantes para o mundo do trabalho;
  4. Com base nesta compreensão, o IFSP pode identificar oportunidades para projetos cooperados de pesquisa, inovação ou prestação de serviços, cumprindo os objetivos e características previstas na sua Lei de Criação.

Fotos:

Lançamento do Projeto de IG com Produtores de Cambuci

 

Lançamento do Projeto de IG com membros da Associação Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC)

Lançamento do Projeto de IG com Catadores de Pinhão de Campos do Jordão

 

Lançamento do Projeto de IG com Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto e Região

Lançamento do Projeto de IG com o Polo de Manutenção de Aeronaves de Sorocaba

 

Lançamento do Projeto de IG com Pólo de Calçados de Birigui

Notícias relacionadas:

http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/setor-de-manutencao-aeronaves-de-sorocaba/

https://cmp.ifsp.edu.br/index.php/noticias/921-ifsp-campinas-lanca-projeto-de-avaliacao-de-indicacao-geografica-em-parceria-com-anc

https://www.jcnet.com.br/Regional/2018/10/sindicato-busca-indicacao-geografica-para-calcados-de-jau.html

http://www.birigui.sp.gov.br/birigui/noticias/noticias_detalhes.php?id_noticia=5912

https://bri.ifsp.edu.br/portal2/index.php/informativos/1259-campus-birigui-homenageia-o-setor-calcadista-com-projeto-de-pesquisa-sobre-indicacao-geografica

http://www.midiainterior.com.br/2018/10/industria-calcadista-de-birigui-tera-selo-de-qualidade/

https://bri.ifsp.edu.br/portal2/index.php/informativos/1244-campus-tem-proposta-aprovada-para-desenvolver-pesquisa-sobre-indicacao-geografica

https://www.facebook.com/sedecti/photos/sedecti-trabalha-em-conjunto-com-a-ifsp-de-birigui-e-sinbi-para-obter-indica%C3%A7%C3%A3o-/2192359517705971/

https://www.facebook.com/SINBI.BIRIGUI/?__tn__=kC-R&eid=ARDbeaNv5CfEEHLgjsfZcSXlVoEToLcGJZ1IGsVv0wS1g0ioaSoeMGVjSTpkV0OEbRS71fqb-KsfTn1C&hc_ref=ARQje4j8hGvt7tXaPXvDPpg9nz7rTcK4OFFdZMBTDy6Kbba2JCo5M2FqnpttCh2f6Ds&fref=nf&__xts__[0]=68.ARAVB9rx3Uz-2V6BMc-7G43E4SfbTc7A56NhzJ9_bT6iMhYzviBmIuW_aQ4gp5skHxRLjrYkseUEdtgrFPA9OQXM8ksgDTWbjB2jfvoL_B6y4gqxaF5O-lktWAj8tI0Hj8gy1RIT-pZOYwOIq3ChZwDiAp4krn0hVLeJeAhDtvC6ZcZDrm9guHWeBixrVEX2sObLKpRnDGb9wrvVgqOGGH3T

https://www.ifspcjo.edu.br/index.php/ultimas-noticias/1543-projeto-indicacao-de-procedencia-do-pinhao-de-campos-do-jordao-e-aprovado-edital-663-2018-ifsp-de-indicacao-geografica

http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/nosso-campo/videos/t/edicoes/v/itajobi-se-destaca-pela-producao-e-exportacao-de-limao-taiti/6490925/

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página