Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Encontro Inova IFSP
Início do conteúdo da página

Encontro Inova IFSP

Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018, 13h17

I Encontro Inova IFSP

Foi realizado no dia 24 de maio de 2018 o I Encontro Inova IFSP. O evento marca a criação da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP, aprovada pela resolução 159/2017, e contou com a participação de Diretores Gerais, Coordenadores de Pesquisa e Inovação e Coordenadores de Extensão de diversos campus do IFSP.

A abertura foi realizada pelo reitor em exercício, o Pró-Reitor de Administração Silmário Batista do Santos, que ressaltou a importância da inovação para esta segunda gestão do reitor Eduardo Antonio Modena.

O primeiro painel discutiu o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o recente Decreto regulamentador nº 9.283 de 7 de fevereiro de 2018. Foi mediado pelo Diretor Executivo da INOVA-IFSP, Alexandre Chahad, e contou com a presença dos professores Gesil Sampaio Amarante II, diretor do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) e professor e coordenador do NIT da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e Ana Lucia Torkomian, diretora do FORTEC, professora e ex-diretora da Agência de Inovação da UFSCAR.

O segundo painel foi mediado pelo assessor da reitoria, Newton Lima e abordou o tema Polos de Inovação. O primeiro palestrante foi o Diretor de Implantação da Fábrica de Ideias do Instituto Federal do Espirito Santo (IFES), Tadeu Pissinati Sant’anna, que contou a trajetória do IFES até se tornar um polo de inovação credenciado pela Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). O segundo palestrante foi o presidente da Embrapii, Jorge Almeida Guimarães, que apresentou o modelo de operação da Embrapii e os resultados alcançados por esta iniciativa.

Foto principal
Da esquerda para direita: Newton Lima – Assessor da Reitoria, Jorge Almeida Guimarães – Presidente da Embrapii, Gesil Sampaio Amarante II – Diretor do Fortec, Ana Torkomian – Diretora do Fortec, Tadeu Pissinati Sant'anna – Diretor da Fábrica de Ideias do IFES, Adalton Ozaki – Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica e Alexandre Chahad – Diretor Executivo da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP. Foto: Camilo Bogado.

 

Na parte da tarde, o painel abordou o tema “Tramitação de Projetos com Contrapartida Financeira – Regulamentos e Cases do IFSP”. O primeiro palestrante foi o prof. Tiago Carvalho, do câmpus Campinas, coordenador do primeiro projeto de pesquisa com Fundação de Apoio assinado pelo IFSP, e que por meio da parceria com a empresa Tradeworks conseguiu aprovar um projeto no programa PIPE/FAPESP. Em seguida, o prof. Felipe Augusto F. de Almeida, do campus Boituva, coordenador do projeto com a CPFL aprovado na Chamada da ANEEL 01/2016, relatou todo o processo para elaboração e aprovação deste projeto, até sua assinatura.  Por fim, o prof. Adalton M. Ozaki, diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica, abordou como funcionam as tramitações dos projetos de pesquisa conforme a resolução 19/2016, e dos projetos de prestação de serviços conforme a resolução 24/2018.

O encerramento foi realizado pelo Diretor Executivo da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP, prof. Alexandre Chahad, que ressaltou a importância da inovação e da atuação do IFSP para contribuir com o desenvolvimento do arranjo produtivo local, gerando desenvolvimento nas comunidades em que atua.

 

Saiba mais:

Programação do Evento: Veja aqui

Como tramitar projetos de pesquisa com contrapartida financeira

Como tramitar projetos de serviços tecnológicos com contrapartida financeira

 

Baixe as apresentações realizadas:

Gesil Sampaio Amarante II

Ana Lucia Vitale Torkomian

Tadeu Pissinati Sant'Anna

Jorge Almeida Guimarães

Tiago Carvalho

Felipe Augusto Ferreira Almeida

Adalton Masalu Ozaki

 

Fotos do Evento:

   

   

   

     

   

     

     

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página